
Talvez, não a Guerra, mas uma das maiores batalhas foi vencida.
Nosso caríssimo, burocrático, quase letárgico governo federal decidiu proibir o uso das vacinas do laboratório BioVet na campanha de vacinação contra a Raiva. Ok, por que isso é tão interessante? Vamos colocar todo mundo por dentro da história toda.
O processo foi lento e complicado, e muita coisa errada saiu na mídia durante esse tempo todo, enquanto mais animais eram afetados. Alguns corpos foram levados para serem analisados pela USP para avaliar se a causa mortis tinha sido mesmo a vacina. Os resultados não foram claros, foi o que ouvimos diretamente da USP. Mas a mídia informou que não teria sido vacina coisa nenhuma. O engraçado, é que aqui nós já desconfivámos desde o começo que a culpa era da BioVet, já que ela já tinha o que nós gostaríamos de chamar de "antescedentes criminais".
Me parece que as secretarias de saúde e o governo em geral estava mesmo era desesperado pra vacinar logo os animais e evitar um surto de raiva na população. Acontece que eles acabarm percebendo que com os acidentes e óbitos, a população estaria perdendo a crença na campanha de vacinação. O que seria muito pior, não? Já que ninguém é obrigado a vacinar seu animal. Mas, enfim, o bom-senso atingiu a cabeça do Ministério Público e da Saúde. Campanha, agora, só ano que vem e sem BioVet!
O site do Terra publicou a seguinte nota:
"O governo federal decidiu proibir o uso da vacina fabricada pelo laboratório Bio-Vet na campanha contra raiva animal. De acordo com uma nota técnica dos ministérios da Saúde e da Agricultura, testes revelaram resultados insatisfatórios sobre os efeitos a serem provocados pelo produto.
A vacinação nacional contra raiva estava suspensa desde outubro, após o registro de mortes e reações adversas em animais vacinados, como hemorragia e dificuldade de locomoção.
Os ministérios determinaram que as secretarias de Saúde incinerem parte das vacinas. Outras unidades serão recolhidas pelo laboratório.
A campanha de vacinação deve ser retomada somente em 2011, sem data definida. O Ministério da Saúde receberá três milhões de doses da empresa para ações esporádicas.
Conforme dados dos ministérios, 637 cães e gatos apresentaram efeitos adversos depois de terem sido vacinados, sendo 41,6% considerados graves. O Ministério da Agricultura afirmou que as vacinas foram testadas pelos laboratórios oficiais antes de serem usadas na campanha e nenhuma falha foi detectada. A vacina do Bio-Vet passou a ser usada na edição de 2010 da campanha."

E é isso. Acho que até lá, quem está com animalzinho de vacina vencida, poderia fazer um sacrifíciozinho e vacinar em uma clínica particular este ano. Por incrível que parece, aqui em Aracaju, por até R$25,00 você vacina seu animalzinho contra a raiva. Muito barato! Cuidem bem deles que vocês estará cuidando de sí ;)
No comments:
Post a Comment