Wednesday 2 December 2009

PETA E O APELO SEXUAL

A PETA (People for The Ethical Treatment of Animals - Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) é uma organização americana que luta pela proteção e fim dos maus tratos aos animais, famosa por usar do apelo sexual em suas campanhas e propagandas. Um dos seus slogans mais famosos é "I'd rather go naked than wear fur", traduzindo: Eu prefiro ficar nua a usar pele. E eu devo admitir que a campanha provoca efeito com uso de modelos famosas, vegans, nuas.

Como a PETA protege e luta pelos animais, eu certamente os apoio. Mas devo admitir que eles pegam um pouco pesado com essas imagens apelativas, em determinadas situações. Como aconteceu recentemente com as fotos da modelo Joanna Krupa, em que ela aparece com cachorrinhos à sua volta, nua e com um crucifixo estrategicamente posicionado, sob o slogan de "seja um anjo para os animais". Isso rendeu um problemão com a Liga dos Católicos, obviamente. Mesmo com a modelo alegando ser católica praticante e afirmando que tudo foi pelos animaizinhos (claro que ela também já posou para a PlayBoy - pelos animaizinhos...), parece que ela não vai poder continuar com sua foto.

Eu, sinceramente, não sou muito a favor de religiões em geral, menos ainda de suas ligas. Mas eu as respeito. E com todas as boas justificativas em defesa dos animais, acho que a PETA poderia ter pensado melhor antes de ter feito essa foto. Pode ser até que eu tenha um pouco de conservadorismo de minha parte por trás dessa opinião, mas eu perdoo a PETA e quero mais é que eles continuem com seu trabalho. Até porque, mesmo eu não sendo a favor de nada que apele demais para o lado sexual, já sabemos que é preciso utilizar de meios agressivos e apelativos para atrair a atenção da maioria das pessoas hoje. Eu acredito nisso.

O trabalho da PETA é realmente muito bonito, lutando pelos animais, pelo veganismo, contra o uso de peles e de maus tratos, etc. Mesmo que seus métodos não sejam dos mais ortodoxos( e na maioria das vezes pouco ortodoxo significa mais verdadeiro). Vale a pena checar as mensagens de suas campanhas. Veja aqui algumas imagens postadas pelo site do Jovem Nerd.



Fontes: Eonline; Twitter/JoanaKrupa; Twitter/OfficialPETA

1 comment:

Sérgio said...

A modelo posou na playboy pelos bichinhos verdes que entrariam no bolso dela :D

Em relação a foto da campanha, acho óbvio que eles queriam a polêmica mesmo: " [...] e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." (Gênesis 1:28)