Saturday 2 January 2010

HACHIKO


Hoje eu vim para falar desse filme incrível, baseado numa história real de um cão mais incrível ainda, Hachi. Aqui no Brasil o filme saiu com o título "Sempre ao seu lado" e conta a história de um cão, da raça Akita, que foi encontrado em uma estação de trem.
Hachi acompanhava seu dono todos os dias até a estação e voltava para casa. Ao fim do dia de trabalho de seu dono, Hachi estava de novo na porta da estação esperando seu dono voltar. E assim ele fazia todos os dias. Até que um dia seu dono faleceu e não voltou do trabalho. Hachi esperou... Esperou, fielmente, por 10 anos.
Essa hisória aconteceu de verdade no Japão, com um cão originalmente chamado Hachiko (oitavo). Hachiko nasceu no dia 10 de novembro de 1923, numa fazenda próxima à cidade de Odate. Em 1924 ele foi levado para Tokyo por seu dono, Hidesaburo Ueno, professor do departamento de agricultura da Universidade de Tokyo (Todai). E todos os dias o cão fazia exatamento a mesma coisa, esperando seu dono na estação de Shibuya. Em maio de 1925 o professor sofreu um derrame na universidade e não voltou no mesmo trem como sempre fazia.
Após a morte de seu dono Hachiko foi doado a uma outra família, mas ele sempre fugia e ia até sua antiga casa. Em um determinado momento ele percebeu que sue dono já não vivia mais alí e passou a ir até a estação todas as tardes, no exato horário em que o trem de seu dono chegava.

Hachiko faleceu no dia 8 de março de 1935 e é celebrado todos os anos, até hoje, com uma cerimônia na estação de Shibuya, como símobolo de lealdade.
Em Abril de 1934 uma estátua de bronze foi erguida em sua homenagem em frente a uma das cinco saídas da estação de Shibuya, saída esta chamada "Hachiko-guchi", "A saída de Hachiko". A estátua foi reciclada após a Segunda Guerra Mundial. No total existem 3 estátuas: Uma na estação de Odate, outra em frente ao Museu do Akita, também em Odate, e a terceira e mais importante, ainda se encontra erguida na estação de Shibuya.
O corpo de Hachiko foi empalhado e está exibido no Museu Nacional de Ciência do Japão.
O primeiro filme em homenagem a Hachiko foi feito no Japão em 1987, intitulado "Hachiko Monogatari", contando a história de seu nascimento até sua morte e o reencontro espiritual com seu dono. Assim o novo filme produzido em 2009 foi baseado neste primeiro.


Assista ao trailer de "Sempre ao Seu Lado" e não perca o filme, vale a pena. Ah, e não se esqueça de levar um lenço!

6 comments:

Raíssa N. said...

Eba! Estou comentando do meu novo Nintendo DSi

Lay said...

Que lindo! Realmente incrível a lealdade desse cão! Muito bom mesmo! Espero assistir ao filme ^^.
Bjus.

Sérgio said...

Verdade, a plateia estava aos prantos :)

Ana Carolina said...

É meu filhote: Rá!!!Fui que fiz!!!!!

Unknown said...

Inesplicavel cão...inesplicavel sentimento..extrema lealdade e fidelidade...acabei d assistir o fim hj.."Sempre ao seu Lado"...filme alem d perfeito..assistam pessoal pois tenho ctza q irão assistir o melhor filme q jah virão..mas..eh triste..mto triste mesmo o filme..mas sem duvida uma lição a todos q axam q animais naum possuam Sentimentos

Unknown said...

Esse filme é muitooo lindoo e triste tbm :( Acabei de assistir ele pela terceira vez e todas ás vezes eu chorooo mto... Mas tbm é mto lindoo a lealdade do Hachiko pelo seu donoo...espero poder ver a estátua pessoalmente e ir no museu um dia!!
Beijos
PS:adoreii seu blog