Wednesday 1 December 2010

VENCENDO A BATALHA



Talvez, não a Guerra, mas uma das maiores batalhas foi vencida.
Nosso caríssimo, burocrático, quase letárgico governo federal decidiu proibir o uso das vacinas do laboratório BioVet na campanha de vacinação contra a Raiva. Ok, por que isso é tão interessante? Vamos colocar todo mundo por dentro da história toda.

Desde antes de outubro as campanhas de vacinação contra a raiva foram suspensas em algumas localidades, com muito esforço, principalmente, de ONGs defensoras dos animais. Isso aconteceu aqui no estado de Sergipe também. Em São Paulo, foi suspensa em 20 de Agosto, após a ocorrência de sete óbitos. Eu vi pessoalmente o trabalho de gente da AMA, aqui em Sergipe, e ainda tentei colaborar pelos contatos políticos da minha família. Cheguei a entrar em contato com gente diretamente responsável pelo assunto na secretaria de saude (como é bom ter pais conhecidos). Finalmente, conseguimos que a campanha fosse suspensa aqui em Aracaju. Todo esse esforço descomunal se deu pelo fato de estranhos efeitos adversos e óbitos estarem ocorrendo após a vacinação. No final das contas, só no estado de São Paulo 2.627 animais imunizados tiveram reações adversas associadas, sendo 1.903 gatos, 713 cães e 11 em processo de identificação. Desses, 66 morreram. Em 2009, 53 reações foram registradas, uma incidência de 0,05 casos a cada mil doses. Agora, passou para 2.198 reações, o que representa 8,88 a cada mil. E este ano foi a primeira vez que as vacinas da Biovet foram utilizadas.

O processo foi lento e complicado, e muita coisa errada saiu na mídia durante esse tempo todo, enquanto mais animais eram afetados. Alguns corpos foram levados para serem analisados pela USP para avaliar se a causa mortis tinha sido mesmo a vacina. Os resultados não foram claros, foi o que ouvimos diretamente da USP. Mas a mídia informou que não teria sido vacina coisa nenhuma. O engraçado, é que aqui nós já desconfivámos desde o começo que a culpa era da BioVet, já que ela já tinha o que nós gostaríamos de chamar de "antescedentes criminais".

Me parece que as secretarias de saúde e o governo em geral estava mesmo era desesperado pra vacinar logo os animais e evitar um surto de raiva na população. Acontece que eles acabarm percebendo que com os acidentes e óbitos, a população estaria perdendo a crença na campanha de vacinação. O que seria muito pior, não? Já que ninguém é obrigado a vacinar seu animal. Mas, enfim, o bom-senso atingiu a cabeça do Ministério Público e da Saúde. Campanha, agora, só ano que vem e sem BioVet!

O site do Terra publicou a seguinte nota:

"O governo federal decidiu proibir o uso da vacina fabricada pelo laboratório Bio-Vet na campanha contra raiva animal. De acordo com uma nota técnica dos ministérios da Saúde e da Agricultura, testes revelaram resultados insatisfatórios sobre os efeitos a serem provocados pelo produto.

A vacinação nacional contra raiva estava suspensa desde outubro, após o registro de mortes e reações adversas em animais vacinados, como hemorragia e dificuldade de locomoção.

Os ministérios determinaram que as secretarias de Saúde incinerem parte das vacinas. Outras unidades serão recolhidas pelo laboratório.

A campanha de vacinação deve ser retomada somente em 2011, sem data definida. O Ministério da Saúde receberá três milhões de doses da empresa para ações esporádicas.

Conforme dados dos ministérios, 637 cães e gatos apresentaram efeitos adversos depois de terem sido vacinados, sendo 41,6% considerados graves. O Ministério da Agricultura afirmou que as vacinas foram testadas pelos laboratórios oficiais antes de serem usadas na campanha e nenhuma falha foi detectada. A vacina do Bio-Vet passou a ser usada na edição de 2010 da campanha."




E é isso. Acho que até lá, quem está com animalzinho de vacina vencida, poderia fazer um sacrifíciozinho e vacinar em uma clínica particular este ano. Por incrível que parece, aqui em Aracaju, por até R$25,00 você vacina seu animalzinho contra a raiva. Muito barato! Cuidem bem deles que vocês estará cuidando de sí ;)

No comments: